5 dicas para melhorar suas vendas na Internet


Você tem um produto com qualidade reconhecida, muitos clientes, mas as suas vendas não chegam nos objetivos que você julga possíveis? Está vendendo bem, mas poderia estar ainda melhor e você não sabe como?

Essas são perguntas que estão sempre na mente de todo empreendedor – uma delas de cada vez, claro, e sempre esperamos que nesta sequência, pelo menos.

É hora de decolar, mas as vendas online tem as suas características próprias, e certamente você já adotou algumas. Mas será que o seu estádio atual vai levar seu negócio mais longe? Vamos falar de 5 dicas para melhorar suas vendas na Internet.

01 – Como está a interação do seu site com os consumidores?

Seu site é a porta de entrada para estabelecer uma comunicação com possíveis clientes – e para reter clientes conquistados – que pode durar apensa alguns segundos.

Dez segundos. É o tempo que um usuário, em média, gasta para conhecer um site e permanecer ou sair dele. Você não vai entregar uma experiência de interação que dure apenas dez segundos, mas precisa ter atratividade para que ele fique mais tempo e conheça seus produtos e serviços.

Reveja a navegação no seu site:

  • Navegação para os locais de interesse – cadastro, orçamento, pesquisar produtos e o processo de compra. Ela deve ser intuitiva, simples, não demore minutos para completar e exija somente informações relevantes.
  • Visualmente deve ser atraente, com poucas imagens – mas bem posicionadas – e sem grandes efeitos sonoros e visuais – nem todos têm um dispositivo que consegue processar tudo isso e pode cansar muitos usuários.

02 – Como está a sua identidade visual?

Uma boa identidade visual, que seja marcante e alinhada com o estilo dos produtos e com os valores da sua empresa, é um grande caminho para criar uma memória com os usuários, gerando tráfego que o Google considera para melhorar o posicionamento dos seus canais digitais.

Se uma empresa vende celulares e smartphones de nível básico e intermediário e decide atuar nos smartphones top de linha, a identidade visual precisará ser revista. Não precisa sair mudando logotipo e todas as fontes, mas é importante estudar se ela falará com os novos clientes.

Ou talvez ela não esteja, hoje, falando com todo o público-alvo que você deseja.

03 – Seu blog está construindo relação de valor com o público?

O blog é o melhor canal de comunicação para construir uma audiência em torno do seu negócio. E a palavra audiência aqui não é por acaso.

O principal objetivo do blog deve ser construir um relacionamento com as pessoas baseado no conteúdo que seu negócio é capaz de produzir muito antes de pensar em vender. É criar uma relação de engajamento, que poderá se tornar autoridade e seguir para um fluxo de venda.

Avalie a periodicidade e a relevância do que você tem produzido de conteúdo e o uso das técnicas de SEO para que ele seja bem ranqueado pelos mecanismos de busca e traga mais tráfego para seu blog, site e redes sociais.

04 – Seu negócio está nas redes sociais que agregam valor?

Quando o Instagram surgiu, muitas empresas acharam válido estar nela. Mas o que uma consultoria de gestão pode ganhar em uma rede essencialmente visual e com vídeos de segundos?

Seu negócio deve estar nas redes que se alinham com o estilo dele e que falam com o mesmo público que você deseja alcançar. Assim, você pode investir recursos, tempo e pessoal em conteúdo orgânico de qualidade, campanhas e interação com eficiência e se destacar nos lugares certos.

Ter uma rede social pra dizer que tem é perda de investimento. E quanto mais alinhado seu negócio estiver com as redes sociais certas, melhor para o entendimento da sua marca aos olhos dos visitantes e consumidores.

05 – Você está conseguindo acompanhar tantas mudanças?

Um dos maiores dilemas dos empreendedores, principalmente os pequenos e médios, é acompanhar tantas mudanças na forma de vender online, principalmente quando não tem experiência em marketing digital. E até aqui falamos apenas de alguns pontos.

Você pode estar perdendo tempo que dedicaria à captação presencial de clientes, atendimento, gestão operacional, e sem ter os melhores resultados porque não é a sua praia.

Um Consultor de Marketing Digital é a melhor opção neste momento, pois ele trabalha focado nas análises do que o seu negócio precisa fazer para estar mais visível online e vender mais.

E você terá mais tempo para gerir estoques, compras, preços, clientes e vendas.