Você tem um produto com qualidade reconhecida, muitos clientes, mas as suas vendas não chegam nos objetivos que você julga possíveis? Está vendendo bem, mas poderia estar ainda melhor e você não sabe como?
Essas são perguntas que estão sempre na mente de todo empreendedor – uma delas de cada vez, claro, e sempre esperamos que nesta sequência, pelo menos.
É hora de decolar, mas as vendas online tem as suas características próprias, e certamente você já adotou algumas. Mas será que o seu estádio atual vai levar seu negócio mais longe? Vamos falar de 5 dicas para melhorar suas vendas na Internet.
01 – Como está a interação do seu site com os consumidores?
Seu site é a porta de entrada para estabelecer uma comunicação com possíveis clientes – e para reter clientes conquistados – que pode durar apensa alguns segundos.
Dez segundos. É o tempo que um usuário, em média, gasta para conhecer um site e permanecer ou sair dele. Você não vai entregar uma experiência de interação que dure apenas dez segundos, mas precisa ter atratividade para que ele fique mais tempo e conheça seus produtos e serviços.
Reveja a navegação no seu site:
- Navegação para os locais de interesse – cadastro, orçamento, pesquisar produtos e o processo de compra. Ela deve ser intuitiva, simples, não demore minutos para completar e exija somente informações relevantes.
- Visualmente deve ser atraente, com poucas imagens – mas bem posicionadas – e sem grandes efeitos sonoros e visuais – nem todos têm um dispositivo que consegue processar tudo isso e pode cansar muitos usuários.
02 – Como está a sua identidade visual?
Uma boa identidade visual, que seja marcante e alinhada com o estilo dos produtos e com os valores da sua empresa, é um grande caminho para criar uma memória com os usuários, gerando tráfego que o Google considera para melhorar o posicionamento dos seus canais digitais.
Se uma empresa vende celulares e smartphones de nível básico e intermediário e decide atuar nos smartphones top de linha, a identidade visual precisará ser revista. Não precisa sair mudando logotipo e todas as fontes, mas é importante estudar se ela falará com os novos clientes.
Ou talvez ela não esteja, hoje, falando com todo o público-alvo que você deseja.
03 – Seu blog está construindo relação de valor com o público?
O blog é o melhor canal de comunicação para construir uma audiência em torno do seu negócio. E a palavra audiência aqui não é por acaso.
O principal objetivo do blog deve ser construir um relacionamento com as pessoas baseado no conteúdo que seu negócio é capaz de produzir muito antes de pensar em vender. É criar uma relação de engajamento, que poderá se tornar autoridade e seguir para um fluxo de venda.
Avalie a periodicidade e a relevância do que você tem produzido de conteúdo e o uso das técnicas de SEO para que ele seja bem ranqueado pelos mecanismos de busca e traga mais tráfego para seu blog, site e redes sociais.
04 – Seu negócio está nas redes sociais que agregam valor?
Quando o Instagram surgiu, muitas empresas acharam válido estar nela. Mas o que uma consultoria de gestão pode ganhar em uma rede essencialmente visual e com vídeos de segundos?
Seu negócio deve estar nas redes que se alinham com o estilo dele e que falam com o mesmo público que você deseja alcançar. Assim, você pode investir recursos, tempo e pessoal em conteúdo orgânico de qualidade, campanhas e interação com eficiência e se destacar nos lugares certos.
Ter uma rede social pra dizer que tem é perda de investimento. E quanto mais alinhado seu negócio estiver com as redes sociais certas, melhor para o entendimento da sua marca aos olhos dos visitantes e consumidores.
05 – Você está conseguindo acompanhar tantas mudanças?
Um dos maiores dilemas dos empreendedores, principalmente os pequenos e médios, é acompanhar tantas mudanças na forma de vender online, principalmente quando não tem experiência em marketing digital. E até aqui falamos apenas de alguns pontos.
Você pode estar perdendo tempo que dedicaria à captação presencial de clientes, atendimento, gestão operacional, e sem ter os melhores resultados porque não é a sua praia.
Um Consultor de Marketing Digital é a melhor opção neste momento, pois ele trabalha focado nas análises do que o seu negócio precisa fazer para estar mais visível online e vender mais.
E você terá mais tempo para gerir estoques, compras, preços, clientes e vendas.