Toda vitória é conquistada com muito esforço, persistência e sacrifícios. É na verdade uma luta diária, onde abrimos mão do lazer, do descanso, do sono e até de estar com quem amamos, em busca de justamente ter condições de fazer isso tudo, agindo como um líder. Acontece que é com bons hábitos pessoais, criados e cultivados diariamente, que nasce um verdadeiro líder.
Ser líder não significa apenas ocupar um lugar de destaque dentro da empresa, mas também ter a capacidade de mudar certas atitudes e pensamentos quando estão de frente para um desafio, a fim de unir as pessoas envolvidas e vencê-lo.
Afinal de contas, estar à frente e ser capaz de dar bons exemplos requer muita determinação e força de vontade para fazer acontecer. Todo mundo pode ser um bom líder, depende da sua força de vontade.
Confira aqui 5 hábitos pessoais de um verdadeiro líder que você pode praticar diariamente até se tornar também os seus hábitos.
Organização
Quem nunca ouviu alguém dizer que “o nosso interior é reflexo do exterior”? Essa frase faz todo sentido, pois manter as coisas em ordem é um desafio diário e, quando estamos desnorteados, não nos preocupamos com organização nenhuma.
De pequenos a grandes hábitos, manter as coisas em ordem e organizadas significa que você é centrado, exercendo suas tarefas com autonomia e precisão. Pode ser organizando tarefas, compromissos e reuniões, como organizando seu ambiente e espaços de convivência. Com as coisas em harmonia tudo flui melhor e a capacidade de agir e tomar decisões se tornam mais seguras.
Todo bom líder tem sua casa impecável, por exemplo. Ambiente bem decorado e organizado, pisos limpos, eles se preocupam até mesmo em retirar os sapatos ao entrar em casa, usando um tapete capacho na entrada.
Resiliência
Saber lidar com as adversidades da vida também não é nada fácil. Existe momentos que mexem com o nosso emocional, nos deixando atordoados e com medo de seguir em frente. Principalmente nos tempos de hoje, onde sofremos com a pressão da vida em diversas circunstâncias, como no trabalho, na família, nos estudos e nos ambientes sociais.
A resiliência é uma característica de quem nunca desiste de suas metas e estão sempre buscando aprender com os passos em falso. É você ter a capacidade de lidar com o fracasso sem deixar que ele fracasse seus sonhos, sempre se recuperando dos retrocessos, muitas vezes inevitáveis, mas que acabam sendo mais um estímulo para continuar tentando.
Saber ouvir
Ser o centro das atenções pode ser a causa de muitos “déficit de atenção”, pois acaba engrandecendo nosso ego e nos impedindi de nos relacionar com as pessoas da forma certa.
Se relacionar significa uma via de mão dupla, onde há diálogo, interação e empatia.
Saber ouvir o que o outro tem a dizer, dar a devida atenção, levar em consideração seu ponto de vista, significa muito para o convívio dentro e fora de uma empresa, fortalecendo laços, o respeito e se dispondo a caminhar juntos, demonstrando preocupação e empatia.
Ser verdadeiro
Transparência é essencial em qualquer situação. Deixar de dizer a quem está com você, seja na vida pessoal ou profissional, uma observação sincera e pontual, é um dos primeiros passos para o fracasso.
Um verdadeiro líder não teme ser franco, sabe o que deve ser dito e a hora certa para isso. Se o vento deixa de ser ao seu favor e de sua equipe, não adianta ele dizer para todos manterem a calma, pois isso não irá resolver as coisas. A verdade pode doer às vezes, mas ela é sempre a melhor opção.
Pensar “fora da caixa”
A expressão pensar “fora da caixa” significa sair da sua zona de conforto, dos seus pensamentos convencionais e buscar novas ideias que tragam novas soluções. Ninguém pensa muito bem no olho do furacão.
Em um mundo competitivo como o nosso, onde tudo muda constantemente, alimentar nossa criatividade é fundamental para nos mantermos à frente.
Por isso é sempre bom viver novas experiências, conhecer pessoas novas, lugares novos, pois tudo isso serve de fonte de alimento para que tenhamos entusiasmo na vida.