O marketing é importante em qualquer tipo de trabalho, afinal de contas é por meio dele que uma pessoa ou empresa consegue vender o seu produto, e assim o mercado se mantém. Não podia ser diferente no mundo esportivo.
O marketing esportivo é um segmento que usa o esporte como instrumento corporativo. O foco pode ser direcionado para serviços e produtos que utilizam clubes, jogadores, campeonatos e outros meios para fazer o marketing.
A intenção dessa estratégia de marketing é alcançar o público apaixonado por futebol, seja ele aquele torcedor fanático pelo seu time, um fã de um determinado jogador ou até mesmo aquele torcedor que acompanha tudo pelo rádio e pela TV.
Administração da carreira de atletas
A administração da carreira de atletas faz parte das estratégias de marketing relacionadas a futebol. Esse gerenciamento é responsável por fazer a promoção da imagem de um atleta diante do público e também da imprensa.
Esse gerenciamento pode vir junto com um patrocínio, onde as empresas aproveitam a boa imagem de alguns jogadores para gerar resultados importantes para a sua marca. A ligação de uma empresa ao esporte é uma excelente oportunidade para rejuvenescer a marca, por causa da força que o esporte tem diante dos mais jovens.
Propaganda de televisão e rádio
Essa é uma das estratégias de marketing relacionadas a futebol mais usadas atualmente, e uma das que mais dão resultados. Por exemplo, a propaganda com Diego Ribas sobre creme dental ou a de Cristiano Ronaldo com um shampoo anti-caspas, aumentou e muito a procura por tais produtos.
Por isso, sempre veremos alguns jogadores famosos fazendo propaganda na TV. Além disso, não podemos nos esquecer das publicidades que acontecem antes do jogo e durante o intervalo.
No caso do rádio, além da transmissão tem também o espaço publicitário onde o locutor divulga diversos produtos e serviços relacionados ao futebol.
Mas outro canal que vem ganhando muita força é a internet. Hoje por meio das redes sociais, o marketing esportivo é empregue atingindo o maior número de pessoas, além de ser uma ação que gera excelentes resultados.
Backdrop das entrevistas coletivas
O backdrop é aquele painel com diversos nomes de marcas ou com uma determinada marca sobressaindo, que na maior parte das entrevistas, é posto por trás dos jogadores durante uma entrevista coletiva.
O objetivo dessa estratégia é fazer com que a marca ali citada seja vista pelo maior número de pessoas possíveis, uma vez que essa imagem vai circular em diferentes meios de comunicação e mídias sociais.
Espaço publicitário nas placas no estádio
As placas de publicidades nos estádios também fazem parte das estratégias de marketing referentes a futebol. Durante a partida, os torcedores podem observar as marcas aparecendo nas placas. Enquanto a partida é transmitida, às pessoas em suas casas podem observar o anúncio realizado ali.
Esse também é um excelente meio de converter anúncios em vendas. Porém, atualmente é um dos meios que menos dá resultados, já que poucas pessoas percebem o que se passa na placa enquanto assistem os jogos.
Vendas de camisas e outros artigos
Essa também é uma estratégia de marketing esportiva importante. Muitos clubes fazem a contratação de um grande jogador com o intuito de utilizar a sua imagem pública como meio de conseguir lucros, sendo assim, a venda de camisas e outros artigos que tenham relação com o jogador é uma das mais relevantes formas de marketing.