O que é preciso para trabalhar em um cartório?


Muitas pessoas têm o entendimento que um bom trabalho é aquele que oferece estabilidade profissional e financeira. Com isso em mente, algumas dessas pessoas optam por trabalhar em algum tipo de cartório.

No Brasil há milhares de cartórios espalhados por diversas cidades, que exercem várias funções e esse mercado de trabalho só tem crescido. Mas para trabalhar em um cartório é preciso cumprir com algumas exigências. Veja agora quais exigências são essas e o que mais é preciso fazer para trabalhar nesse ramo.

Quais os tipos de cartório?

Hoje em dia há muitos tipos de cartórios no Brasil. Um dos mais procurados é o cartório de notas. Nele é possível resolver questões com respeito à testamento, escrituras, procurações, abertura e reconhecimento de firma, autenticar cópias, inventários e muitos outros.

No cartório de protestos são divulgadas dívidas de pessoas tanto físicas quanto jurídicas, além de resolver questões sobre dívidas que não foram quitadas no prazo, e muitos outros assuntos.  

O cartório de registro civil tem a função de registrar e emitir algumas certidões como de nascimento, casamento, falecimento, além de mudar o nome em decorrência de casamento e fazer acordos nupciais, reconhecimento de paternidade, entre muitos outros serviços.

Já no cartório de registro de imóveis, é feito a matrícula atualizada do imovel, registro de compra e venda do imovel, doação, penhora, usucapião, assuntos relacionados a hipoteca e muito mais.

O cartório de registro de títulos e documentos civis das pessoas jurídicas oferece o registro de vários documentos, além de fazer notificações extrajudiciais, faz também registro de contratos sociais, além de muitos outros.  

Esses são alguns cartórios que há em algumas cidades do país.

O que é preciso para trabalhar em um cartório?

Não é qualquer pessoa que pode trabalhar no cartório, é preciso atender algumas exigências para se tornar funcionário desse estabelecimento.

A primeira coisa exigida é a aprovação de concurso público que geralmente é feito pelo poder judiciário. Além de ser aprovado em concurso público de provas e títulos, o candidato também precisa ter nacionalidade brasileira, ter competência civil, não ter pendências na área eleitoral e militar, ter uma boa reputação para exercer tal função, além de possuir diploma de bacharel em direito.  

Após ser aprovado, o candidato escolhe seu local de trabalho de acordo com sua função.

Quais os benefícios de trabalhar no cartório?

Os benefícios de trabalhar em cartório são muitos. Começando pelo salário, que no geral é maior que o salário mínimo. O valor do salário é maior que três mil reais e pode chegar a doze mil reais, dependendo do cargo e carga horária de trabalho.  

Já no caso de um auxiliar de cartório, o salário pode variar entre dois mil e três mil reais, a depender do grau de experiência e formação.

De qualquer forma, o benefício maior está em ter um trabalho concursado, que só por isso possibilita ao candidato uma vida financeiramente estável, fora todos os direitos que a modalidade do trabalho oferece.

Há diversos tipos de serviços que se pode fazer em um cartório. Esses serviços são realizados por pessoas que têm o dever de proteger o cidadão de qualquer coação ou fraude contratual.