O MEI foi criado com o objetivo de tornar a vida dos trabalhadores autônomos mais fáceis, e de ajudá-los a contribuir com a previdência. Muitas pessoas têm o sonho de abrir o próprio negócio e hoje com o MEI é possível ter um empreendimento formalizado, com direito a CNPJ e outros benefícios.
No entanto, ainda tem aquelas pessoas que ficam na dúvida quanto a ser MEI ou não. Mas desde já podemos dizer que é uma excelente opção para quem trabalha por conta própria. Veja agora algumas vantagens e desvantagens de se tornar um MEI.
Vantagens de se tornar um MEI
São muitas as vantagens de se tornar um MEI, que vão desde a facilidade na contratação de planos de saúde BH até a aquisição de empréstimos com juros baixos. E qualquer trabalhador que não tenha nenhum vínculo com outra empresa pode ser um.
Veja agora alguns dos benefícios.
1. Facilidade para abrir empresa
Quando se falava em abrir empresa, sabíamos que a burocracia iria ser muito grande. O microempreendedor individual não precisa passar por isso, pois há uma facilidade para abrir a sua empresa.
Todo o processo é virtual, ou seja, através do site Portal do Empreendedor você consegue abrir seu empreendimento, além disso, na mesma hora você fica sabendo do seu número de CNPJ e ainda tem direito ao Certificado MEI.
2. Tributação reduzida e fixa
Outro benefício de ser MEI é que toda a tributação é reduzida. Aliás esse é um dos principais motivos pelo qual muitas pessoas se tornam MEI. No site, você consegue gerar a guia de pagamento mensal, que neste caso é o DAS.
3. Direito a aposentadoria
O direito à aposentadoria é garantido para quem se torna MEI. Não apenas a aposentadoria, mas também a licença maternidade e o auxílio doença.
4. Poder emitir nota fiscal
Alguns trabalhadores podem ganhar muito mais com seus negócios se poderem emitir nota fiscal. E quando você se tornar MEI, você consegue emitir a nota fiscal eletrônica.
Mas para isso, você vai precisar do alvará de funcionamento da prefeitura, que também é bem simples de conseguir. Para isso, você precisa levar alguns documentos para a secretaria de finanças da sua prefeitura.
5. Linha de crédito disponível
Outra grande vantagem de ser MEI é poder ter uma linha de crédito disponível com juros baixos. Essa linha de crédito é muito importante para investir no seu empreendimento. Essa vantagem você consegue em diversos bancos.
6. Desvantagens de ser MEI
O MEI tem vantagens e desvantagens também. Veja agora algumas dessas desvantagens.
1. Poucos funcionários
Diferente de outros empreendimentos, quem é MEI não pode ter muitos funcionários. Na verdade, quem é formalizado como micro empreendedor individual, só pode contratar um funcionário. Para alguns isso não é um problema, já que estão começando seu negócio.
2. Limite de faturamento
Outra desvantagem de ser MEI é o limite de faturamento. Para se tornar MEI e continuar nessa modalidade, o seu faturamento não pode passar dos oitenta e um mil reais por ano. Isso significa que mensalmente o seu rendimento não pode passar dos R $6.700.