
A maioria das pessoas acha que tem o trabalho mais estressante – isso é natural. E sem dúvida, quase todo trabalho tem marcas exclusivas de estresse. Mas vamos enfrentá-lo, existem alguns trabalhos que são muito mais exigentes do que outros.
Quais são os trabalhos mais estressantes?
Nós fizemos um monte de pesquisas sobre ocupações estressantes e há toneladas de opiniões. Muitas publicações publicam listas anuais sobre o assunto, e algumas até chegam a especialistas que examinam fatores como horas, condições de trabalho e consequências dos erros.
Examinamos os trabalhos nesses artigos, os comparamos aos trabalhos em nosso banco de dados e escolhemos nossos próprios dez principais trabalhos estressantes.
05 – Atendentes de Emergência
A primeira metade deste cargo é uma grande dica sobre o porquê da lista de empregos estressantes.
Quando as pessoas chamam a polícia e pedem ajuda, os policiais e bombeiros respondem. Mas esses funcionários só chegam onde estão indo por causa dos despachantes, que estão na linha de frente de muitas emergências e muitas vezes significam a diferença entre a vida e a morte.
Os atendentes não precisam apenas coletar o endereço do interlocutor e repassá-lo para a polícia, eles são usados pelos socorristas para garantir a segurança.
Um atendente pode ter que fornecer informações que salvam vidas para o chamador, como, por exemplo, executar a RCP, tudo isso ao transmitir informações ao pessoal que está respondendo.
Muitas vezes, esses policiais precisam do atendente para descobrir quantas pessoas estão em um prédio, se alguém está ferido, armado, etc. antes de chegar lá.
Erros cometidos por despachantes podem terminar com pessoas sendo feridas ou, em circunstâncias extremas, mortas.
04 – Policiais
Se o seu trabalho consiste em potencialmente colocar sua vida em risco toda vez que você dá um soco, isso é estressante.
Os policiais nunca sabem com o que vão lidar em qualquer turno específico. De acabar com as disputas domésticas, as perseguições em alta velocidade e os tiroteios, tudo está na mesa.
Mesmo as multas por excesso de velocidade podem se tornar mortais a qualquer momento, motivo pelo qual os policiais nunca podem baixar a guarda por um segundo.
03 – Pilotos de aviação comercial
Sobrevoar milhas acima da Terra enquanto viaja centenas de quilômetros por hora com algumas centenas de pessoas confiando suas vidas a você? Isso pode ser estressante.
No entanto, isso é exatamente o que os pilotos de linhas aéreas comerciais fazem dia após dia. Claro que a tecnologia de hoje é avançado e algumas pessoas afirmam os aviões basicamente voar por si mesmos, mas tente dizer isso ao piloto que teve de pousar no rio Hudson quando ele encontrou problemas no motor.
Os pilotos que cometem erros correm o risco de serem a causa de centenas de mortes, tornando este local merecido na nossa lista.
02 – Bombeiros
Os bombeiros escolhem uma ocupação que consiste em correr para um prédio em chamas quando todos os outros estão tentando sair.
Esta é mais uma profissão em nossa lista que só existe porque as pessoas estão em apuros e precisam de ajuda. E enquanto grande parte do trabalho está combatendo infernos em residências, escolas e escritórios, muitos bombeiros também auxiliam em cenas de acidentes e outros empreendimentos como resgate de água.
As condições de trabalho são perigosas para a saúde, vidas estão em jogo todos os dias e a possibilidade real de queimar até a morte (ou de ver alguém queimado) existe em todos os momentos. É a definição de estressante.
01 – Cirurgiões
Eu entendo que é fácil olhar para esse salário e imaginar como algo pode ser estressante quando você está ganhando muito dinheiro. Mas me ouça.
Cirurgiões estão literalmente te cortando. Às vezes eles pegam coisas ruins, outras colocam coisas boas, e na maioria das vezes eles consertam o que está errado. Mas o fato permanece, essas pessoas altamente treinadas e qualificadas estão cortando você para operar em você e mexer com o seu interior.
Toda vez que você está lidando com a abertura do corpo humano, há uma grande quantidade de estresse envolvido. E como cirurgião, você é responsável pela vida da pessoa em sua mesa a cada vez.
E com tantas coisas que podem dar errado quando você luta para acertar, tem que ter um pedágio sabendo que um erro – um movimento errado – significa que você é sempre responsável por alguém que está morrendo.