Confira 5 áreas em que um educador físico pode trabalhar


A educação física é importante para a saúde de todos os seres humanos, mas precisa ser exercida de forma correta para que não ocorra nenhuma lesão. Para isso, contamos com a ajuda de educadores físicos.

O educador físico pode atuar em diferentes áreas. A profissão de educador físico está em constante crescimento, já que as pessoas estão mais conscientes de que precisam se exercitar para ter uma qualidade de vida melhor.

Conheça mais sobre essa profissão e suas áreas de atuação.

Qual a importância desse profissional?

Como já foi dito, para ter uma boa saúde é necessário fazer atividades físicas, já que a vida sedentária pode causar muitas doenças e até levar a óbito.

No entanto, não é aconselhável que a pessoa faça exercícios sem um acompanhamento profissional, pois uma atividade realizada de forma errada pode causar muitas lesões e alguns podem ser irreversíveis.

Por este motivo, o educador físico é tão importante, pois ele é a pessoa capacitada para dizer qual a melhor atividade física para cada tipo de pessoa, orientando quanto a freqüência e outros cuidados.

Assim sendo, o mercado de trabalho para educador físico é cada vez maior. Veja agora algumas das áreas de atuação.

Esportes

Todo time para ter bons resultados, precisa investir na preparação física de seus jogadores. O técnico, que na maioria das vezes é um educador físico, traça estratégias para que seus jogadores tenham um excelente desempenho na hora do jogo.

Na área dos esportes, há muitas possibilidades de emprego para um educador físico. O salário desse profissional nessa área é em média R$2.500 na fase inicial. Conforme o tempo passa, esse valor aumenta, já que com o tempo o educador vai adquirindo mais experiência.

Reabilitação

Quando uma pessoa pratica uma atividade física errada, ela precisa passar por uma reabilitação, para reduzir os danos causados, que podem provocar muitas dores. Quem leva uma vida sedentária também precisa passar por uma reabilitação.

Em ambos os casos é necessário da ajuda de um educador físico, para ajudar a diminuir os danos ou os impactos que a reabilitação pode trazer. Ainda na área da reabilitação, os educadores podem trabalhar em hospitais e clínicas especializadas.     

Academia

Toda academia precisa ter um educador físico para orientar as pessoas sobre determinado tipo de exercício, como deve ser feito e a frequência com que deve ser feito. Eles são fundamentais para aqueles que buscam melhorar sua saúde física e mental.

Atendimento domiciliar

Os educadores também podem atender diretamente no lar de uma pessoa. Esse profissional pode trabalhar de forma particular ou em alguma empresa de home care rio de janeiro.

Geralmente essas empresas que prestam serviço domiciliar, contam com educadores físicos para ajudar idosos e pessoas em geral, a ter uma qualidade de vida mais significativa por meio dos exercícios físicos.

Escolas

Não é de hoje que as escolas contam com a ajuda desse profissional, afinal de contas, educação física é uma matéria escolar.

Esses profissionais orientam os alunos quanto às atividades e também estimulam outros a se tornarem educadores físicos. Eles atuam em escolas particulares e também na rede pública de ensino.