De uns anos pra cá estamos observando um aumento expressivo no número de pequenos empreendedores e empresários que estão mudando de ramo, ou seja, colocando fim ao projeto que já existe e mudando para outra área do mercado de trabalho.
Existem diversos motivos que podem levar uma pessoa a decidir vender uma parte ou completamente a sua empresa. Se este for o seu caso, neste artigo vamos explicar como vender a sua empresa.
A decisão de venda
Como já foi dito, alguns donos de empresas podem chegar a conclusão de não continuar com seu empreendimento e decidir vendê-lo. Isso pode acontecer por quê talvez o proprietário decidiu curtir a aposentadoria ou por algum conflito pessoal. Outro motivo muito crescente hoje tem sido as novas oportunidades de mercado.
É importante saber o porquê você estar vendendo a sua empresa, pois isso vai contar muito para o processo de venda.
Saiba o valor da sua empresa
Não adianta ficar apenas pensando ‘como vender minha empresa?’ é preciso agir. Futuros negociantes não vão crer apenas no que você estar dizendo, antes, vão querer fatos comprovados sobre a sua empresa.
Devido a isso, é preciso que você esteja com os documentos empresariais separados e organizados, no decorrer do processo de venda. Isso vai ajudar você saber o valor da sua empresa.
Estabeleça o preço
Depois que você fizer uma análise para saber o quanto a sua empresa vale, estabeleça o valor de venda. Mas é interessante também, que você procure saber sobre outras realizações acontecidas na área de seu segmento. Você pode usar dados dessa pesquisa para valorizar o seu negócio.
Encontre um comprador
Vender uma empresa de modo independente pode não ser tão simples, sem falar que pode ser um processo mais demorado do que o calculado. Isso não será uma tarefa fácil pois você terá que pesquisar muito em como vender minha empresa.
Ajuda de profissionais pode ser muito importante nessa hora. Se prepare para achar o melhor comprador e capacitá-lo para conduzir sua empresa.
É fundamental que você pesquise sobre o futuro comprador, consultando se ele possui condições econômicas para operar e se estar em dia com a justiça. Você pode fazer isso solicitando a certidão negativa de alguns órgãos.
Elabore um memorando de intenções
Depois que você estabelecer as situações da negociação, é interessante elaborar um memorando de intenções, com especificações que vão muito além do preço negociado.
Nesse memorando de intenções você estabelece vencimentos e formas para pagamentos, as obrigações que serão contraídas depois da venda, esclarecer o período em que você como antigo dono vai trabalhar, salário dos sócios, normas de possíveis saídas da sociedade, desempenho na gestão, normas de demissões, entre outros.
Prepare-se para a venda e auditoria
Todo proprietário pode anunciar a venda de sua empresa, mas realizar essa venda com sucesso é outra questão. Você ou um vendedor devem estar prontos para negociarem.
Da mesma forma, é preciso estar disponível e agir com clareza no decorrer da auditoria, que é um período em que o futuro comprador vai fazer uma verificação de todos os dados com respeito a empresa.
No caso de você e o adquirente entrarem em concordância, então chega a hora de vocês concluírem a venda.