O ramo de pet shop é um negócio muito lucrativo e está em constante expansão. E é por isso que abrir um se tornou uma das maiores e mais rentáveis alternativas.
Se você cursou medicina veterinária ou ama os animais, este é o negócio perfeito para você. Leia a seguir para saber tudo que precisa para abrir um pet shop.
Monte um plano de negócios
Em qualquer que seja o empreendimento que deseja abrir, o primeiro passo deve ser elaborar um plano de negócios.
E um plano de negócios consiste em criar uma ferramenta clara e objetiva que forneça elementos a serem seguidos conforme sua empresa caminha, desde o planejamento, a abertura e o momento em que já esteja tudo estruturado e estável.
Uma ótima dica para planejar suas finanças e economizar, é comprar produtos de pet shop no exterior, mas para isso você irá precisar de um câmbio empresarial.
Em seu plano de negócios você deverá adicionar absolutamente tudo o que precisa ser feito, em todos os detalhes, como:
- Escolha e compra do local em que será montado o pet shop;
- Orçamento inicial;
- Aspectos que ele deve possuir;
- Quais os equipamentos que precisam ser comprados para abrir o estabelecimento;
- Equipamentos que precisarão ser comprados futuramente;
- Capital de giro necessário;
- Funcionários.
Entre muitos outros detalhes que você deve definir. Resumidamente, um plano de negócios é um documento que irá determinar a administração de sua empresa como um todo.
O principal objetivo em se ter um plano de negócios é manter a organização e evitar que pontos importantes sejam esquecidos ou deixados de lado, fazendo com que você não se sinta perdido e saiba exatamente o que precisa fazer para dar continuidade ao seu empreendimento.
Além disso, esse documento é uma ótima forma para estar atento caso haja dificuldades pelo caminho e te possibilita encontrar formas para resolvê-los.
Portanto, antes de tirar sua vontade de criar um pet shop do papel, escreva em um todos os detalhes que precisam ser feitos e tarefas que precisam ser cumpridas de forma detalhada.
Faça uma boa escolha do local para montar um pet shop
A escolha do local que será o seu pet shop deve vir após já ter elaborado um plano de negócios, pois é através dele que serão definidos todos os seus gastos, equipamentos e fornecedores.
Ao procurar o local ideal para montar um pet shop, você precisa se atentar primeiramente à localidade. É importante encontrar um estabelecimento que tenha um bom fluxo de pessoas transitando pelas proximidades.
Sua renda não irá se limitar apenas a atendimento veterinário ou banho e tosa, você também venderá rações, brinquedos, roupas, suplementos, produtos de limpeza etc. Por isso precisa que ele esteja visível.
Equipamentos, estrutura e produtos que precisa para montar um pet shop
Ao definir todos os serviços que seu pet shop irá oferecer, chega a hora de saber tudo que precisa para montá-lo.
Em algumas localidades, divisões específicas são obrigatórias e regidas por dispositivos legais, portanto, pesquise a legislação específica onde você irá abrir o seu.
Para montar seu espaço, você irá precisar de:
- Sala separada especificamente para banho e tosa;
- Um piso impermeável;
- Sala para atendimento clínico;
- Instalação para abrigar animais;
- Banheira pequena;
- Esguicho de água;
- Soprador;
- Secador;
- Mesa para pentear e secar;
- Máquina de tosa;
- Lâminas para a máquina de tosa;
- Balcões;
- Entre outros equipamentos básicos.
Além de todos esses, você também pode adquirir outros equipamentos para auxiliar no seu pet shop caso haja demanda.
Outros produtos necessários serão os que você irá vender no seu pet shop, como as rações, remédios, casinhas, camas, roupas e shampoos.
Atente-se em comprar os produtos em pouca quantidade no início e ir aumentando conforme as demandas forem se expandindo.
Escolha bons fornecedores, pois são necessários bons preços, variedade de produtos, marcas de qualidade, condições de pagamento e um curto prazo de entrega.