Transformação digital: 3 verdades da liderança de sucesso

Transformação digital: 3 verdades da liderança de sucesso (Foto de fauxels no Pexels)

Grandes mudanças requerem grande liderança. Use esses princípios para preparar o terreno para a transformação digital da sua organização, reunir apoio, aumentar o moral e superar contratempos

A dinâmica de uma transformação digital é semelhante a qualquer grande programa de gerenciamento de mudanças ou filosofia de gerenciamento de mudanças. Eles exigem uma liderança ousada, determinada e consistente para alcançar o sucesso.

Para saber como liderar com sucesso, assista e saiba como Liderar a transformação digital da sua empresa. 

1. Comece com o “por quê?” Da transformação digital

A transformação digital não deve começar apenas com tecnologia; a transformação digital deve começar com uma declaração de problema, uma oportunidade clara ou uma meta aspiracional.

O “porquê” da transformação digital da sua organização pode ser em torno de melhorar a experiência do cliente, reduzindo o atrito, aumentando a produtividade ou elevando a lucratividade, por exemplo.

 Ou, se for uma afirmação aspiracional, pode girar em torno de se tornar o melhor para fazer negócios, utilizando tecnologias digitais que não estavam disponíveis anos atrás.

Para que sua organização se empenhe em torno da transformação digital, ela precisa ser real. Se as pessoas nunca viram um martelo antes, você não pode mostrar um martelo e esperar que elas se maravilhem com ele. 

Você não deu contexto a eles. O que você pode fazer, no entanto, é conectar esse martelo a um impacto mais significativo – como atrair e reter mais clientes, aumentar a satisfação do cliente de 85% para 95% ou reduzir a rotatividade de 15% para 3%.

2. Suporte de rally

A transformação digital não é algo que qualquer CIO pode fazer por conta própria, não importa o quão influente você seja em sua organização. 

Você pode ser o melhor zagueiro da NFL, mas se não tiver uma boa linha de ataque, defesa e bons recebedores, não vai ganhar. Os CIOs precisam do apoio de evangelistas e agentes de mudança.

O suporte do topo é claramente crítico para o seu sucesso. No entanto, você deve ter defensores em vários níveis em toda a organização que estejam dispostos a ser os primeiros a adotar e que tenham acreditado em sua visão. 

Eles entendem o “porquê” e o que você está tentando realizar. Eles estão dispostos a possuí-lo, ser grandes comunicadores, estar dispostos a liderar pelo exemplo e fornecer feedback bidirecional transparente em toda a sua transformação digital e seu programa de mudança.

As pessoas querem fazer parte de algo grande; você apenas precisa encontrá-los e reuni-los.

Há muito pouca coisa na empresa que seja mais poderosa para impulsionar mudanças bem-sucedidas do que uma equipe de linha de frente apaixonada que foi autorizada a servir o cliente e uns aos outros.

3. Comunique ganhos rápidos

Agora que você tem o “porquê” e seus campeões de mudança, você está fora do portão. Em seguida, você deseja começar a acumular vitórias mais cedo e rápidas o mais rápido possível. 

Você também vai querer comunicar esses sucessos de uma forma significativa e repetível. Há duas razões para isso.

Primeiro, isso prova o benefício comercial do que você está fazendo. Isso ajuda a converter aqueles que podem estar em cima do muro e mostra ao seu principal interessado que eles tomaram a decisão certa ao colocar você no comando do programa. 

Em segundo lugar, comunicar essas vitórias rápidas a toda a empresa também é o que cria o ímpeto e eleva o moral.