A Internet é, hoje em dia, um terreno vasto e sem limites para quem empreender ou buscar atividades remuneradas das mais variadas formas.
Podemos dizer que é difícil achar uma empresa, mesmo as pequenas, que não use um recurso online sequer para se projetar e conquistar clientes nesse que é o maior mercado do mundo.
E a internet proporciona que se possa trabalhar com todas as atividades possíveis, principalmente aquelas ligadas à comunicação digital entre pessoas, e dessas com empresas.
As habilidades pessoais se transformam em possibilidades reais de trabalho e crescimento. Por exemplo, você gosta de escrever? Veja como trabalhar com isso na Internet.
Mas antes: escrever na internet é outra linguagem!
Saber escrever de forma livre ainda é a alma de um conteúdo de qualidade para a internet, seja comercial ou não. Mas para que este conteúdo alcance a maior audiência possível, ele precisará de técnicas específicas.
São as chamadas técnicas de SEO (Search Engine Optimization); recursos que devemos usar no texto para que o Google o coloque na melhor posição nos resultados de buscas de usuários – ponto de partida para que um blog ou site ganhe tráfego e aumente as possibilidades de sucesso.
Normalmente se fala nas palavras-chave, que é o recurso mais importante, mas que deve ser combinar com outros.
A dica é fazer um ótimo curso de Redator de Conteúdo onde você aprenderá a fazer artigos otimizados e colocar o seu trabalho em um novo patamar.
01 – Freelancer para empreendedores digitais
Todos os dias, milhares de pessoas iniciam um empreendimento digital – vendas de produtos e serviços através de blogs, sites e redes sociais. E muitas dessas pessoas não dominam a arte de escrever ou simplesmente não têm tempo para dedicar-se à escrita.
O resultado são textos que, muitas vezes, atendem as regras de ranqueamento mas têm pouca qualidade e relevância para a audiência. Você pode se tornar um redator web, oferecer seu trabalho para muitas empresas online, e o melhor: é um negócio que sempre tem clientela.
02 – Redator de agências de marketing de conteúdo
Este é outro nicho que cresce bastante. Muitas empresas precisam de planejamento de marketing digital para que seus negócios apareçam e conquistem clientes.
As agências de marketing, por sua vez, oferecem uma série de serviços e entre elas o redator dos conteúdos (artigos). Ela pode contratar de duas formas: um redator funcionário, normalmente nas agências maiores, e contratação como PJ ou MEI para cada projeto que ela fecha – é a prática mais comum.
03 – Redator de ebooks
Os ebooks são ótimas estratégias de captação de audiência, que futuramente possa se transformar em clientes.
É um instrumento onde a pessoa desenvolve um assunto de alta relevância com o intuito de chamar a atenção para os demais conteúdos e cursos ou produtos que a empresa vende. Porém, a maioria administra as suas postagens mas não conhece como desenvolver um ebook, que requer uma linguagem diferente, tratamento visual e imagens.
Você pode se especializar em criação de ebooks e oferecer o seu serviço para empresas online e profissionais que possam se interesse em expandir seus negócios a partir de um produto que terá uma grande visibilidade.
04 – Crie seu próprio blog
Se você dominar determinados assuntos e que sejam de alta visibilidade – por exemplo, finanças, previdência social, mercado de trabalho, novas tecnologias – você pode criar seu próprio blog e lucrar com isso.
Com um blog bem estruturado e conteúdo de qualidade, você pode vender espaço dele para anunciantes – e ganhar por cada clique que for dado nele – e também vender produtos, cursos, seus e de terceiros (programa de afiliados).
O blog é um espaço onde você pode monetizar e ganhar bem.