5 passos para começar um negócio

5 passos para começar um negócio (Foto de Andrea Piacquadio no Pexels)

Se entre os seus objetivos pessoais está a pensar começar um negócio no ano novo, que seja rentável e sustentável, é um bom momento, desde que o cumpra e o faça com inteligência.

Para isso, deve-se levar em consideração as perspectivas econômicas gerais e o setor onde se deseja localizar o empreendimento, as tendências de mercado e a mudança digital que as novas tecnologias estão gerando.

Qualquer negócio começa com um bom planejamento, seja investir em uma marca de roupas ou no desenvolvimento de um simulador de lotofácil

É especialmente cómodo que o faça de forma planificada, seguindo um processo básico de definição da atividade, do modelo de negócio (como gera receitas) e como será comercializado, entre outros.

Defina o negócio

Determine a ideia de negócio, o que você fará. 

Faça sua lista de opções, começando com seus hobbies, o que você gosta de fazer, o que você sabe e no que tem talento, mas o que é do interesse ou necessário para os outros.

Faça um plano

Depois de definir o que fazer, escreva um plano de negócios, um guia, que inclua:

-Qual será o seu negócio e o que você venderá (produtos, serviços).

-Quem serão seus clientes ideais.

-Como você vai chegar até eles: redes sociais, publicidade em revistas, brochuras em suas caixas de correio, Internet, mensagens de texto, e-mails e outros.

-Quais são os concorrentes: quem são, o que oferecem, a que preço, em que condições e o que não oferecem.

-Como você difere deles.

-Seu negócio ficará na Internet, em local físico, em ambos.

-Qual é o equipamento, materiais e despesas (para criar um orçamento).

-Como você financiará o projeto: investidores, poupança, família, crowfounding.

-Quais são os riscos e como mitigá-los.

-Quando você espera empatar.

Procure financiamento

Você precisará de financiamento desde o início, portanto, para começar, é necessário ter o dinheiro para iniciar e manter o negócio até que ele gere receita e atinja o ponto de equilíbrio.

Ter um orçamento claro, que inclui possíveis receitas e despesas, permitirá que você responda com certeza qual é o volume de recursos que irá necessitar.

Escolha a localização

Levando em consideração o plano de negócios, orçamento e recursos para iniciar, você pode escolher a localização do negócio.

Se os clientes compram pela Internet, eles devem comprar um domínio e um serviço de hospedagem para a loja online.

Se os clientes costumam comprar em lojas físicas, você precisa de um local físico e deve escolher um local e uma loja. 

Atualmente os clientes são informados e compram na Internet, nas redes sociais e nas lojas físicas.

Equipamento

Seja oferecendo serviços ou produtos, exigirá fornecedores de diferentes tipos de insumos.

No caso de serviços, provavelmente você precisará de equipamentos (computador, celular, laptop, conexão de dados móveis) e um link de Internet fixo, além de uma rede Wi-Fi para o seu escritório doméstico.

No caso de produtos, serão necessários maquinários, matérias-primas e equipamentos (computador, telefone celular ou fixo e Internet para comunicação e para administração, faturamento e contabilidade).

Para saber quem são os fornecedores, pode pesquisar na Internet e até falar com outros empresários ou associações do setor.

Selecione os fornecedores que mais lhe interessam, que ofereçam os preços e condições mais vantajosas (negocie com eles) e a melhor qualidade de serviço e suprimentos.

Com essas dicas fica bem mais simples entender como começar um negócio e atingir seus resultados!