Como ser um bom líder e conquistar respeito


Suas habilidades técnicas podem gerar uma promoção, mas são as suas habilidades pessoais que lhe darão o respeito dos funcionários.

Um título, cargo e escritório de canto podem render-lhes pagamento e benefícios extras, mas o respeito é algo que não vem automaticamente com uma posição de liderança.

Isso tem que ser conquistado e é uma das entidades mais difíceis para um líder adquirir. Líderes respeitados nem sempre são queridos por todos e nem sempre populares.

Um líder pode ser apreciado como pessoa, mas ser fraco e temeroso para tomar decisões difíceis, demonstrar favoritismo para aqueles que abusam de seu ego e ser bastante ineficaz.

Por outro lado, há líderes que intimidam seus subordinados e usam o medo como forma de fazer as coisas. Nenhum desses líderes ganhará o respeito de seus funcionários.

Se dermos uma olhada mais de perto nos líderes que percorreram o difícil caminho que lhes renderam respeito, veremos os seguintes traços.

1 – ELES ESTÃO DISPOSTOS A FAZER OU TER FEITO O QUE ESPERAM AOS OUTROS

Líderes não devem pedir a outros que façam algo que não fizeram no passado nem estariam dispostos a fazer agora. Eles lideram pelo exemplo e seus esforços definirão um padrão para o restante da organização.

Se eles não estiverem dispostos a dedicar tempo e esforço extra a um projeto que eles esperam de sua equipe, eles serão vistos como hipócritas e perderão o respeito daqueles que estão abaixo deles.

Líderes altamente respeitados colocarão pelo menos tanto tempo e esforço quanto os que servem. Muitas vezes, eles lideram sendo a pessoa mais difícil de trabalhar em sua equipe. Eles vão liderar por ser a pessoa mais difícil de trabalhar em sua equipe.

2 – ELES TÊM UM ALTO GRAU DE AUTOESTIMA

Líderes respeitados têm uma boa dose de inteligência emocional e estão cientes de como se deparam e de como o trabalho e as ações afetam os outros. Eles usam sua autoconsciência em dar feedback, procurando oportunidades sinceras de elogiar o trabalho dos outros.

Eles monitoram suas emoções e nunca falam ou agem quando são altamente emocionais, esperando até que recuperem o controle e tenham tempo para pensar sobre a situação.

3 – ACREDITAM QUE AS PESSOAS SE ESFORÇAM PARA FAZER SEU MELHOR

Quando eles têm que dar feedback negativo, eles procuram oportunidades para transformar essa conversa em uma oportunidade de aprendizado e crescimento para o funcionário, em vez de uma forma de punição.

Prefeririam estar errados sobre alguém que achassem ter potencial do que perder uma oportunidade de revelar o melhor em um de seus funcionários. Seu lema é acreditar e confiar naqueles que são responsáveis, até que se prove que estão errados.

Prefeririam estar errados sobre alguém que achassem ter potencial do que perder uma oportunidade de revelar o melhor em um de seus funcionários.

4 – ELES DÃO CRÉDITO ONDE É DEVIDO

Líderes respeitados são confiantes, centrados e seguros em quem são e em suas habilidades. Como resultado, eles não fogem de tomar decisões difíceis, mesmo que não sejam populares.

Quando as situações estão indo bem, eles procuram maneiras de dar crédito ao seu pessoal, em vez de tentarem tomar todo o crédito por conta própria.

Mesmo quando é a sua ideia que é bem sucedida, eles tentam desviar o crédito e brilhar sobre aqueles que implementaram. Quando decisões difíceis precisam ser tomadas, elas são feitas rapidamente e evitam culpar os outros.

Seu forte senso de quem eles são ajuda a tomar decisões que eles percebem que podem torná-los impopulares e não queridos às vezes.

5 – ADMITEM SEUS ERROS E ASSUMEM A RESPONSABILIDADE QUANDO AS COISAS NÃO SÃO ESPERADAS

Embora seja mais fácil tentar evitar a responsabilidade e tentar colocar a culpa nos outros quando as coisas vão para o sul, os líderes respeitados sempre tomam o caminho mais elevado.

Eles assumem a responsabilidade mesmo quando erros são cometidos por alguém que se reporta a eles, e seria fácil mudar a responsabilidade. Eles têm as costas do seu povo e estão dispostos a defendê-los para aqueles em posições acima deles quando necessário.

6 – APOIAM SEU POVO E NÃO MOSTRAM O FAVORITISMO

Líderes inseguros querem pessoas ao seu redor que não os ameacem ou desafiem e que promovam pessoas sim sob eles. Líderes respeitados veem desafios e novas ideias como forma de ajudá-los a crescer e se tornarem melhores líderes e pessoas.

Líderes emocionalmente inteligentes estão em constante aprendizado, em modo de crescimento, e apoiam o pessoal que mostra iniciativa.

Embora seja tentador favorecer as pessoas que atacam nossos egos, os líderes respeitados se elevam acima disso e fazem uma tentativa sincera de recompensar o talento e o trabalho árduo, independentemente de seus sentimentos pessoais em relação à pessoa.

7 – SEM MEDO DE ASSUMIR RISCOS, SÃO ABERTOS E HONESTOS E ENCORAJAM OS LIDERADOS E ISSO

Líderes respeitados estão dispostos a correr riscos e viver com as consequências, percebendo que sem algum risco não haverá crescimento, apenas estagnação.

Eles incentivam aqueles que estão levando a assumir riscos e ficam atrás deles quando as coisas não funcionam conforme o planejado.

Líderes altamente inteligentes e emocionalmente inteligentes acreditam que a abertura e a honestidade são a melhor maneira de operar, e encorajam outros a irem até eles quando as coisas dão errado, em vez de tentar esconder o problema porque têm medo de repercussões.