A crianças são seres que estão a todos momento aprendendo. Desde o primeiro minuto, ela é estimulada das mais variadas formas, tanto diretamente pelas pessoas que convivem com ela, quanto nos diversos ambientes por onde ela passar.
Aprender as cores é um dos primeiros e grandes passos de aprendizado de uma criança. E é um conhecimento que vai nortear todas as atividades dela. Tudo que ela fará ao longo de seu crescimento, de escolher um ônibus pela cor dele até aprender as leis de trânsito, estará baseado na teoria das cores.
Por esse motivo é tão importante incentivar que as crianças tenham os primeiros contatos com formas simples de olhar para as cores, fazer associações e comparações e assim começar a fortalecer os conceitos em uma fase que é a mais fértil em apreensão de informações para aprender.
O aprendizado de cores, com o fortalecimento ao longo do tempo, fortalece determinadas áreas do cérebro e auxilia no crescimento psicomotor. Além disso, pode criar na criança um gosto especial por trabalhos artísticos, como a pintura, o desenho e leva-la a caminhos acadêmicos e profissionais futuros voltados a essas áreas.
Quer saber como estimular o aprendizado de cores em crianças? Vamos falar de algumas dicas a respeito.
01 – Crie um ambiente favorável ao contato da criança com as cores
Você pode criar um espaço em sua casa com uma série de objetos – adequados à faixa etária – de cores diversas, para que ela comece a interagir com todas e você possa iniciar ela na separação por cores.
Uma outra vantagem é que a criança vai explorar objetos novos sempre, aumentando a sua experiência com as cores e aprofundando o conhecimento.
02 – Não ensine as cores apenas verbalmente
As crianças conhecerão e farão a associação das cores com objetos usando a linguagem corporal antes mesmo de poder falar os nomes das cores – eles apontam para a peça que tem a cor que você perguntar.
Portanto, em um primeiro momento, não se preocupe que ela possa dizer o nome da cor ou responder que cor é essa?. Essa é uma etapa que deve acontecer num futuro próximo, mesmo que ela já seja capaz de dizer algumas palavras.
03 – Comece pelas cores básicas e vá agregando semanalmente
O ideal é começar com as cores básicas – amarela, azul, verde, vermelha, branca e preta. Com o tempo e depois de muito trabalhar essas cores, vá acrescentando as demais.
Outro ponto positivo é não apresentar todas ou várias cores ao mesmo tempo; você pode mostrar uma cor por semana e com isso terá bastante tempo para fortalecer o entendimento da criança.
04 – Crie atividades lúdicas com as crianças
Este é o melhor caminho para iniciar as crianças no aprendizado das cores, pois são atividades simples, seguras e que divertem elas, tornando-se mais fáceis de conduzir.
Dependendo da idade da criança, você pode fortalecer o conhecimento dela através de desenhos para colorir. Toda criança gosta muito da mágica de transformar uma folha branca com alguns traços em algo com cores – ótimo momento para exercitar a correlação.
As atividades com blocos de madeira são ótimas não só para o aprendizado das cores mas também para as formas geométricas. Com grupos de formas pintadas da mesma cor, você pode direcionar para que a criança indique.
Outra atividade muito usada é a de palitos com copos. Você monta grupos de palitos da mesma cor e usa copos que tenham cores. A criança deve encaixar palitos nos copos da mesma cor e assim aprende a fixar as cores pela correlação de similaridade.
05 – Não questione a criança durante o processo
Até que a criança tenha plena condição de associar as cores e verbalizar os nomes, é importante orientar dentro do tempo dela, com paciência e permitindo que ela erre bastante, sem questionar.
A repreensão intimida a criança e pode atrasar a aprendizagem; o estímulo e principalmente a comunicação corporal e a empatia com o olhar têm um grande poder motivador. Aproveite eles ao máximo.